terça-feira, 12 de maio de 2020

"Personagens" Crescer a Sentir

No fim do ano passado fui convidada pelas psicólogas Carla Ferreira e Rita Pinheiro, pessoas que me são muito queridas, a ilustrar, a dar forma, corpo a personagens que representam emoções para o projeto de educação emocional Crescer a Sentir. O projeto Crescer a Sentir é um programa de alfabetização emocional de natureza preventiva que tem como desafio estimular a consciência e auto-regulação emocional na infância, destinado a crianças a partir dos 3 anos e a todos os cuidadores emocionais.
Quando a Rita e a Carla descreveram o desafio eu fiquei imediatamente apaixonada, mas quando comecei a ler a descrição das personagens, nesse momento, eu fiquei RENDIDA! As personagens foram criadas no decorrer das sessões do Crescer a Sentir, por crianças entre os 3 e os 5 anos, e transpostas para texto. Ao ler a descrição das personagens eu ri, eu chorei e principalmente emocionei-me com a descrição. As descrições eram tão poéticas, divertidas, interessantes que o meu processo criativo foi “fácil” ou melhor apetecia muito desenhá-las.
Assim nasceram a Dona Coragem, o Cucu das Emoções, o Bichinho Carpinteiro, o Ronhom nhom rom rom e o Furibundo.
As personagens nasceram no meu estirador e ali estiveram durante semanas, a ganhar forma e cor. No decorrer do processo de construção das personagens fui desenvolvendo uma amizade com as personagens que quando chegou a altura de as tirar e arrumar senti saudades!

Um beijo gigante e um agradecimento muito especial à Carla e à Rita por me confiarem este desafio que muito me deu prazer em participar.  

Contatos:
mail associacaosmu@gmail.com
facebook aqui
youtube aqui
instagram aqui






Sem comentários:

Enviar um comentário