sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Celebração do São Martinho – Caminhada da Lanterna no Farol

Reunião familiar Faroleira à volta da fogueira para celebrar o São Martinho – Caminhada da Lanterna, não faltaram as lanternas construídas por todos os faroleiros em família, a fogueira, as castanhas, o chá, as broas, a caminhada, a partilha, os afetos e o bom convívio.  

Fotografia da Professora Nancy
Lanterna da esquerda ilustrada por mim, lanterna da direita ilustrada
pela Ema e construídas por nós.

Faz e sabe bem viver neste FAROL

O São Martinho é uma celebração muito portuguesa conhecida por muitos, mas a caminhada da lanterna é menos conhecida e celebrada em outras culturas, por isso, vou partilhar a simbologia desta festa. A caminhada da lanterna afirma simbolicamente qua a luz pode continuar a brilhar, mesmo quando a luz e o calor do sol estão a diminuir, é uma festa que prepara para a chegada do inverno. O clima fica mais frio, a noite chega mais cedo, tudo favorece uma atitude de recolhimento e interiorização, de uma busca para dentro de nós mesmos, da luz que vive no nosso interior.

A luz e o calor passam a vir das nossas casas e da comunhão de amigos e familiares. A festa das lanternas comemora-se com um passeio pela natureza com as famílias, uma festa em que nos recolhemos na nossa Luz interior. 

Sem comentários:

Publicar um comentário