segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Especialmente para ti Clara


Há alguns meses atrás numa das minhas exposições de ilustração conheci a Mãe Sandra, que manifestou a vontade de adquirir uma ilustração personalizada para a sua filha Clara. Esta ilustração deu-me um particular e especial prazer em fazê-la pelos motivos doces apresentados por esta Mãe. É uma ilustração para marcar um momento especial da Clara, feita especialmente e propositadamente para ela e só para ela.
Hoje fui entregar a ilustração e fiquei a conversar com esta mãe, mais uma vez encheu-me o coração. Fiquei feliz, venho feliz porque comprar uma ilustração terá em muitos casos o objectivo decorativo, neste caso nasceu e transporta uma história de afectos. Fiz questão, pela particularidade desta Mãe, de entregar pessoalmente a ilustração nas mãos da Clara e explicar-lhe que aquela menina representada na ilustração era ela, a sua escrivaninha, as suas letras, o seu mundo. Adorei a particularidade da Mãe explicar à Clara que ela agora estava transformada num desenho. Um dia espero voltar a encontrar-me com a Sandra e a Clara a propósito desta ilustração para voltarmos a conversar como nasceu aquela ilustração. Agora desejo que a ilustração instale-se confortavelmente no quarto da Clara, que assista à entrada da Clara na escola, às suas aventuras, às suas histórias, desejo que se torne uma janela inspiradora para dançar e viajar enquanto ouve na voz carinhosa da Mãe o contar das histórias.

Aqui fica o excelente e inspirador texto da Mãe Sandra para a sua Clara. Foi através dele que nasceu a ilustração.

Clara … este é o nome da menina que quer aprender a ler. Debruçada na sua secretária branca, meio riscada pelos lápis de cor, Clara viaja pelas histórias que, todas as noites, a mãe lhe conta antes de dormir.
Clara adora ouvir aquelas histórias, mas o que ela gostava mesmo era de aprender a ler.
Não sabe ler porque tem apenas 4 anos, mas como é curiosa fica a contemplar as imagens que nos livros ilustram aquelas letras, que juntas, formam palavras que, depois contam coisas. Coisas que lhe interessam saber.
Por isso, ela esforçasse por conhecer as letras e até algumas palavras.
Começou por aprender a escrever o nome dela e depois fez amizade com outras letras que passaram a ser lhe familiares: o A, S, J, Z, P, L. Chama lhe “letras amigas” porque são as iniciais do nome de pessoas de quem gosta muito.
                                            ”
Muito Obrigada pelo texto e pela nossa conversa inspiradora Sandra. Beijos cheios de afectos para vocês as duas. 

1 comentário:

  1. Muito bonito Tânia.....E é emocionante alguém pedir uma ilustração assim... é personalizar e eternizar uma personagem que existe e mais tarde rever o porque nasceu a ilustração é gratificante. parabéns....

    ResponderEliminar