quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Um Encontro De Se Lhe Tirar O Chapéu!

Viajei até terras de São João da Madeira com grandes perspectivas sobre o 4ºEncontro Nacional de Ilustração, mas a verdade é que essas perspectivas foram largamente superadas venho completamente RENDIDA! Vivi naqueles maravilhosos 4 dias um turbilhão de sentimentos que permanecerão na minha memória e no meu coração para sempre. Logo no primeiro dia fiquei rouca mas não havia tempo para recuperar, afinal há dias na nossa vida que são irrepetíveis e havia tantas Pessoas para conhecer!
Este Encontro único em Portugal reúne ilustradores para um frutuoso e maravilhoso convívio, passeios culturais enriquecedores, conferencias onde se partilha experiências. Eu tive o privilégio de conhecer pessoas que dificilmente conheceria brevemente ou até algum dia, talvez a sorte ou o acaso, mas este Encontro proporcionou-me essa excelente oportunidade… ADOREI CONHECE-LAS!
Foram 4 dias muito proveitosos em todas as vertentes, numa verdadeira corrida contra o tempo sempre a saborear cada momento, cada Pessoa. Os meus dias começavam todos às 7:30h da manhã e nunca terminaram antes da 1h! Cansada? Eu? Não! Pelo contrário ainda agora cheguei e as SAUDADES já passeiam descaradamente no meu coração!
As visitas à fábricas da Fepsa (chapéus), Museu da Chapelaria e a mágica fábrica da Viarco… vou certamente repetir… Aconselho-vos vivamente a visitarem, imperdível mesmo. Eu sou consumidora “compulsiva” da Viarco conheço todos os seus produtos e sigo sempre as novidades quanto aos chapéus não resisti, eu e o Hugo compramos um exemplar cada, é claro! O meu comprei-o no shopping 8ªAvenida o do Hugo no Museu da Chapelaria. Faltou a visita à fábrica do calçado e à Cartonagem Trindade que foi impossível visitar por falta de tempo mas que ficará para uma próxima visita a São João da Madeira.
Este  ano os convites a ilustradores não se ficaram apenas pelos Nacionais, também tivemos o privilégio de conviver com ilustradores Suíços. Visitámos a exposição colectiva de Artistas Suíços: Albertine, Anne Wilsdorf, Catherine Louis, Iréne Schoch e Nicolas Zobel e ainda tivemos o prazer de conviver com a ilustradora Anne Wilsdorf que numa das conferencias partilhou connosco algumas questões do mundo da ilustração. Brigitte Praplan explico-nos o que se faz e o que não se faz a nível de bibliotecas escolares na Suíça, (contrariamente ao que se possa pensar em Portugal faz-se muito mais. É verdade!) E o ilustrador João Mascarenhas explicou-nos o que se faz em Angola e a promoção do livro em grande desenvolvimento.
Nos três primeiros dias, as manhãs foram dedicadas ao meu workshop “Como se constrói um livro infantil?”, eu e o meu “partner” Hugo Silva (como foi “baptizado” carinhosamente o meu marido) fomos muito bem recebido pelas escolas EB1 de Parrinhos, EB1 de Conde e a Escola Oliveira Júnior, agradeço aqui publicamente às respectivas professoras e à bibliotecária da escola Oliveira Júnior.
O jantar convívio entre ilustradores no primeiro dia foi muito acolhedor. Todos os participantes no Encontro receberam uma caixa que continha um pequeno chapéu, o livro “Unhas Negras” do escritor João da Silva Correia sobre os chapeleiros da antiga Fábrica dos Chapéus, agora museu, uma caixa de lápis da Viarco, e o Catálogo com os ilustradores participantes no Encontro e as suas ilustrações.
Todos os Encontros têm uma exposição e todas elas continuam ainda a circular pelo país. Este ano foi inaugurado a 4ºExposição pertencente a este Encontro. Aqui ficam as minhas ilustrações para partilhar convosco. O tema comum a todos os ilustradores era “De se lhe tirar o Chapéu”, é incrível como o mesmo texto deu origem a uma enorme diversidade de ilustrações. Para verem mais pormenores das ilustrações sigam o link http://www.flickr.com/photos/designerilustradorataniaclimaco/sets/72157627869777366/

Queria também destacar a Excelente performance dos Karma Colective, que espero também poder voltar a ver! Mas deixo-vos o link do blogue do ilustrador Paulo Galindro (que faz parte do grupo) para explicar. http://pintarriscos.blogspot.com/2011/10/diarios-de-sao-joao-da-madeira.html?spref=fb
Queria apenas manifestar uma mágoa a ausência de promoção a este Encontro único em Portugal, que tanto enriquece este país! Mas como este post já vai longo espreitem a crónica da Silvia Alves que muito bem defende este tema. http://oml.com.pt/blogs/2011/10/26/cronicas-os-meus-livros-um-sul-a-norte-2/
Para a despedida queria agradecer à excelente organização do Evento, aos Sanjoanenses, ao Sr. Presidente da Junta de Freguesia Sr. Carlos Coelho e um enorme beijo à Alma deste Encontro à Comissária Dra Sylviane Rigolet http://sylvianerigolet.blogspot.com/ e ao seu maravilhoso marido. Muito obrigada pela vossa dedicação e empenho num Encontro como este, verdadeiramente De Se Lhe Tirar o Chapéu!

Mais sobre o Encontro sigam o link http://ilustradorataniaclimaco.blogspot.com/2011/10/4-encontro-nacional-de-ilustradores.html 

Sem comentários:

Enviar um comentário