domingo, 25 de setembro de 2011

Quem é Palmira Martins?


Se fizesse essa pergunta a várias pessoas, a diversidade de respostas seria certamente grande. Mas deixem-me apresenta-la através dos meus olhos.
Conheci Palmira Martins fisicamente num dia de sol numa esplanada em Torres Vedras, mas na verdade conheci-a um pouco antes: Quando li a história O Grilinho Tenor.
A nossa parceria profissional nasce com este nosso projecto, mas inevitavelmente torna-se numa amizade. O Grilinho Tenor é o seu primeiro livro infantil publicado.
Nasceu em 1956 em Santa Maria de Lamas, Santa Maria da Feira. Vive em Vila Nova de Gaia. É sem dúvida uma poderosa mulher do norte, cheia de criatividade e talento para partilhar connosco.
Mas esta excelente escritora não nasceu escritora, primeiro foi professora primária e acredito que essa experiencia a tenha sensibilizado para a escrita infantil.
Iniciou a sua aventura na escrita em 2009 e já soma 3 prémios:
O Relógio Real_ 2010_ Prémio Maria Rosa Colaço 2010 – Modalidade Literatura para a Infância, promovido pela Câmara Municipal de Almada.
O Concerto de Outono_2010_1º prémio _ V concurso Literário Nacional - Conto Infantil, promovido pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Bastos.
Carrossel de Sonhos_2011_ Prémio Revelação APE/BABEL – Modalidade Literatura para a Infância, promovido pela Associação Portuguesa de Escritores.
Para terminar aqui ficam algumas das palavras da autora que tive a ousadia de partilhar convosco, mas achei importante para a conhecerem melhor:
“ Desde criança que sinto uma atracção especial por livros.
Paralelamente à leitura compulsiva, cedo mostrei vontade de ser professora.
Nessa condição estive sempre ligada à literatura para a infância. Na sala de aula incentivava à leitura e escrita e escrevia com, e para, os meus alunos.
O mundo mágico da Infância, a beleza das coisas simples, o poder do sonho nos olhos das crianças fascinam-me, acima de tudo.
Os prémios literários fazem-me acreditar que a opção pela escrita foi acertada e incentivam-me a continuar.”
Espero que a minha partilha vos tenha deixado curiosos para conhecerem as histórias desta escritora maravilhosa, que nos transporta para o mundo mágico das histórias. A mim já me conquistou! ;)

Aqui fica também o link da entrevista que a autora fez para a Rádio Universidade do Minho…  http://podcast.rum.pt/uploads/Livros_com_RUM/238-livros_com_rum-2011-10-20.mp3

2 comentários:

  1. Amadeo CC Valente-Rodrigues10 de outubro de 2011 às 22:54

    o..carrossel dos sonhos acompanhou-me na meninice..depois continue e imaginava um sem número de fantasiosas personagens..todas elas com uma estórinha para contar..adormecia no inverno agarrado aos contos da minha tia Josefina..uma contadora de sonhos que meajudou a crescer..nos invernos mais penosos do após Guerra..lá para 47 / 48 era um miúdo irrequieto e sonhador..o meu heroizinho era o Rob um insecto também ele irrequieto e corajoso..anos depois já estava em África e recordo o Cavaleiro Andante que recebia todos os meses enviado da Metrópole distante..assim me fiz..aos poucos..ligeiro e fantasioso..assim continuei a sonhar..

    ResponderEliminar
  2. obrigado agora ja sei tudo sobre ela

    ResponderEliminar