quinta-feira, 3 de março de 2011

António Fontinha e José Fanha

Ainda a propósito da Semana da Leitura no Externato de Penafirme. Naquela semana de 14 a 18 de Fevereiro, para além da minha Palestra “O que faz uma Construtora de Livros?” os alunos do Externato contaram ainda com a presença do maravilhoso contador de histórias António Fontinha, o declamador de poesia José Fanha e o escritor Orlando Ferreira. Eu tive a oportunidade de assistir ao António Fontinha e ao José Fanha. Espero numa próxima oportunidade ter o prazer de conhecer o escritor Orlando Ferreira.
O António Fontinha é um contador de histórias excepcional, conta histórias como ninguém, não utiliza adereços porque a sua presença de palco é muito forte. As histórias que conta são contos tradicionais portugueses, carregadinhas de mensagens, como é próprio dos contos. Para conhece-lo melhor visitem http://www.memoriamedia.net/ .
Outra presença foi o Poeta e Escritor José Fanha. Há muito que me falavam deste declamador de poesia, mas eu ainda não tinha tido oportunidade de assistir às suas declamações. Fiquei RENDIDA. Ele é um excelente declamador de poesia. No inicio começamos a bater palmas por cada poesia declamada, ele disse-nos amavelmente que agradecia, mas que batessem palmas no fim. A verdade é que tivemos que nos conter muitas vezes e houve outras que não conseguimos resistir, porque nos tinha tocado verdadeiramente. Este poeta é para abrir apetites e emergir paixões pela poesia. Desafio a quem não gostar de poesia a ouvi-lo. Para segui-lo http://queridasbibliotecas.blogspot.com/   

Sabe bem viver estas experiências, que acabam por enriquecer-nos como pessoas e como profissionais. E quando partilhadas elas servem de incentivo para criar experiências a outras pessoas, para mim é a cereja no topo do bolo. Por isso… inspirem-se :)

Sem comentários:

Enviar um comentário