sábado, 16 de fevereiro de 2013

Será que um livro tem sons?


Se EU fosse um livro,
será que gostaria de ser cheirado quando estou a ser cumprimentado?











Este ano no projecto EPÁ! Educação pela Arte, a Ana João Martinho e eu, como professoras de expressão artística, estaremos a desenvolver um projecto muito especial nos Jardins de Infância de Bonabal e Arneiros. O projecto intitula-se Será que um livro tem sons?

Eu estarei a orquestrar a construção dos livros e a Ana João Martinho vai escutar esses livros com os meninos e descobrir que sons escondem.

Já iniciámos o projecto e nestas primeiras semanas, estivemos a aprender a cumprimentar o livro. A sentir o seu cheiro, a textura das suas folhas e formas, a observá-lo, a apreciar as ilustrações, a saborear as histórias. 
Esta semana pusemos mãos à obra, vestimos a pele de escritores e numa conversa divertida lançámos cartas e recolhemos palavras que iam surgindo como cerejas na construção da nossa história. E assim nasceram as histórias “Os óculos Plim, Prlim, Pim, Pim!” do Jardim de infância de Bonabal e “O gigante gigantesco” do Jardim de infância de Arneiros.

Para os mais curiosos que não aguentam esperar  para conhecer as histórias deixo aqui um pedacinho:
Jardim de infância de Bonabal Os óculos Plim, Prlim, Pim, Pim! “Era uma vez um anão que tinha uns óculos mágicos que brilhavam tanto, mas tanto que estavam sempre a fazer “plim”, “plim”.”
Jardim de infância de Arneiros O gigante gigantesco “Todos os dias o gigante crescia cada vez mais e mais, até que um dia, o gigante já não conseguia ver nada à sua frente porque tinha a cabeça enfiada nas nuvens.”

…para a próxima semana segue-se ilustres ilustradores.

Um projecto EPÁ! Educação pela Arte da Associação ESTUFA plataforma cultural.
Para seguir o projecto página facebook  http://www.facebook.com/epa.pt


Sem comentários:

Enviar um comentário