segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Retrospectiva do 5ºEncontro Nacional de Ilustração


Existem encontros de OURO. Verdadeiramente raros e valiosos.
Nos passados dias 15 a 20 de outubro realizou-se o 5º Encontro Nacional de Ilustração um evento que valoriza a arte de ilustrar em Portugal, em São João da Madeira.
Um Encontro valorosíssimo sobretudo na riqueza de partilhas e convívios. É uma experiência muito rica, uma experiência e uma semana inesquecíveis!


O Evento proporciona:
Lançamentos de Livros| descobrir e ouvir as histórias de um livro, faz-nos observar e acarinhar o livro de uma outra forma. Equivale a qualquer coisa como conhecer o namoro dos pais do livro antes deste nascer.

Oficinas com Ilustradores| Proporcionar às escolas da cidade o encontro com ilustradores integrando o evento na comunidade escolar. Eu adoro semear sonhos, sou sempre muito bem recebida pelos sonhadores. Este ano mais uma vez levei a minha mala carregadinha de sementes. Plantei e qual não foi o meu espanto que quando cheguei a casa a mala estava novamente cheia de sementes mas de uma espécie diferente. Percebi depois que também eram para plantar mas desta vez no meu mundo.

Mesas Redondas| de partilha e reflexão. De desafio e provocação.

Conferências | com convidados nacionais e internacionais. José Emídio (Portugal), com o seu amor ao lápis; Pascal Luy (Suiça) educadora suiça com a sua partilha de experiencias com os seus alunos (Sozinho o livro, não poderá existir); Oswaldo de Leon e Ologwagdi de Agganusadub (Panamá) com o seu país governado por poetas (privei com eles em jantares e conheci um pouco da sua cultura KUNA) fascinante!; Yara Kono (Brasil) com a sua partilha da ilustração no Brasil; Ana Maria Witzig-Marinho (Suiça) como seu projecto INTERBIBLIO; Sylvie Neeman apresentação da revista “Parole”; Corine Rochat com a técnica do KAMISHIBAI.

Jantares | onde a ementa principal é a partilha e debate de ideias.

Riqueza humana| é o ex-libris deste encontro. Desde a equipa que faz acontecer este encontro (que todos os anos cresce o meu carinho e admiração por eles) até ao convívio entre professores das escolas que visitamos nas oficinas até aos nossos colegas ilustradores. Venho mais rica, muito mais rica. Vejo o início de amizades, de doces amizades. É incrível conhecer a pessoa/ ilustrador sem a obra.

As visitas guiadas às fábricas | são a cereja no topo do bolo deste maravilhoso encontro. Este ano estriou o projecto Primeiro circuito turístico português | Turismo Industrial em São João da Madeira. São visitas para TODOS e aconselho vivamente a visitarem espreitem este link  ao minuto (20m 15s) http://www.rtp.pt/play/p953/e94495/o-nosso-tempo  VIARCO fábrica (única) de lápis em Portugal; EVEREST e HELSAR fábrica de Sapatos; FEPSA fábrica de Chapéus; MUSEU DA CHAPELARIA; OLIVA antiga fábrica de máquinas de costura; Cartonagem TRINDADE fábrica de caixas de cartão; Cortadoria Nacional do Pêlo; Heliotextil.

Fazedores de Lápis
Exposições itinerantes | As ilustrações pertencentes a cada Encontro andam a viajar por todo o país desde o primeiro Encontro. Podem ser requisitas por qualquer biblioteca. Os pedidos de cedência das exposições poderão ser consultados em www.fsjm.pt.

Os marcos físicos que trazemos | Uma agenda catálogo, um troféu, lápis, pacotes de açúcar e um coração apertado já saudoso dos momentos que vivemos.

Termino com uma personagem que marcou-me muito neste Encontro ALBERTINE e Germano Zulo um casal de suiços. Ela uma maravilhosa ilustradora ele um excelente escritor. Albertine tem uma presença forte tão forte como o poder das suas imagens. Termino este post comparando este Encontro a um dos maravilhosos livros deles  Les Oiseaux (As Aves) que penso que se encaixa perfeitamente neste Encontro:
 “ Existem Encontros que nos parecem semelhantes a tantos outros Encontros | eventos. No entanto, eles têm pequenas diferenças. Detalhes. Minúsculos. Pequenos detalhes que são tesouros. Verdadeiros Tesouros. Suficientes para mudar o nosso mundo.”

"Les Oiseaux" Albertine & Germano Zulo

Um muito obrigada a esta equipa maravilhosa que proporciona este Encontro. Ao Senhor presidente da junta freguesia de São João da Madeira Sr. Carlos Coelho, à Comissária do Encontro Sylviane Rigolet, Celeste Almeida, Anabela, Bruno Dias (homem do marketing), Sr. Germano, ao Sr. João e a tantos outros… muito obrigada pelo profissionalismo, empenho e carinho demonstrados.

1 comentário:

  1. Pela parte que me toca...obrigado! E de certeza que é extensivo a todos este agradecimento tânia!

    ResponderEliminar