segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Três Tristes Tigres

Este sábado estive no Auditório Municipal numa Oficina para Contadores de Histórias, que foi um verdadeiro manual de sobrevivência para graúdos que têm miúdos a pedir que lhes contem uma história. A formadora foi a actriz Bárbara Dias, (para quem não conhece é a fundadora do projecto Doutores Palhaços). Foram 6 horas muito intensas com apenas uma hora e meia de intervalo para almoço (por opção do grupo). Foram contadas histórias e mais histórias. Para mim foram horas de verdadeiro prazer, porque eu não me canso de ouvir contar. Aparte disso, até porque o objectivo da oficina não era ouvir histórias mas aprender a contá-las. Existem muitos ingredientes para se ser um bom contador, alguns não se têm, como por exemplo uma voz doce ou uma personalidade marcante que ajuda logo à partida para cativar os ouvintes. Mas o que eu aprendi e penso que era o que a nossa formadora Bárbara nos queria transmitir essencialmente: Cada um de nós tem uma forma específica de contar. Não existem contadores “exemplo” todos nós podemos ser bons Contadores de histórias necessitamos é de trabalhar as nossas capacidades inatas de contadores.
Bem agora desculpem-me mas tenho que ir tenho a minha pequena (cobaia) Ema à minha espera a pedir que lhe conte uma história.

Sem comentários:

Enviar um comentário