quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Fábrica das Histórias_ Casa Jaime Umbelino

Nota De todas as publicações no meu blogue, esta é até hoje a mais difícil, porque tenho medo de não conseguir expressar-me à altura da importância desta Casa… deste projecto. Por isso se as minhas palavras não vos suscitarem nada, por favor desconfiem. E se isso acontecer procurem conhecer este projecto por vocês mesmos.
Gostaria de vos apresentar uma Casa muito especial, a casa de Jaime Umbelino um professor Torriense muito marcante na sua época para Torres Vedras. Depois da sua morte a Câmara Municipal de Torres Vedras adquiriu a casa e o seu espólio. Hoje a Casa pertence-nos a todos nós.
Esta Casa aninha no seu espaço físico e na sua alma um projecto riquíssimo “A Fábrica das Histórias”. Mas vou vos transcrever algumas palavras da escritora Ana Meireles, a principal responsável pelo projecto.
“ (…) Por isso a Fábrica das Histórias não será um espaço cultural vulgar, um museu no seu sentido tradicional, pois vai permitir que, pela mão de diferentes artistas e pela mão de quem lhe quer bem, os objectos venham a “dançar” dentro dela. Pátria das histórias, a Fábrica quer que estas se desfolhem de uma e depois de outra, e ainda de outra maneira, mudando-as, transformando-as vezes infinitas, enfim, mais do que um simples lugar de coisas e de objectos, quer dar-lhe o lugar que habita o coração das palavras. (…)”
Para saberem mais visitem o site http://www.cm-tvedras.pt/fabricadashistorias encontraram mais sobre o projecto e sobre a sua programação.
Para conhecerem a Casa | Fábrica das Histórias o seu espaço físico, quintas-feiras às 18h, para qualquer pessoa. A Casa mora na Rua Maria Barreto Bastos, 36 Torres Vedras. (perto do tribunal).

Sem comentários:

Enviar um comentário