domingo, 23 de janeiro de 2011

2ª_Trilogia de Conferências_ Das Histórias Nascem Histórias

Um aparte
Antes de começar a descrever-vos a conferência e mais uma vez (para o caso de não terem aparecido) deixar-vos “maldosamente” com pena por não terem assistido, vou comentar uma frase que uma das protagonistas deste projecto disse na última conferência: “Obrigada a todos por estarem aqui e pelo vosso interesse manifestado nestas conferências.” Ana Umbelino
Da parte que me toca, obrigada eu pela criação deste projecto, pelas oficinas e conferências. Obrigado pela oportunidade de alargar os meus horizontes.
Nesta terça-feira passada, 18 de Janeiro seguiu-se a segunda Conferência_ Das Histórias Nascem Histórias pertencente ao projecto Fábrica das Histórias. O título desta Conferência foi “ A Contação de estórias” o conferencista foi Rodolfo Castro.
Lembram-se de vos dizer que alguns contadores de histórias trazem consigo algumas características que logo à partida os tornam bons contadores de histórias? Rodolfo Castro tem essas características especiais: expressividade corporal, uma voz cativante, ritmo ao contar a história… bem, não fosse ele considerado um dos melhores contadores de histórias.
Ele contou algumas histórias, ou partes delas, mas a sua conferência não tinha como objectivo ensinar-nos a contar histórias. A mensagem da sua conferência era muito mais profunda: Simplesmente contarmos histórias, para lermos, para lermos muito. Para nós mesmos, para os outros, para os nossos filhos, porque contar histórias dá uma casa, uma casa ampla. Alarga horizontes. Cria uma memória. Contamos histórias para conviver, criam-se momentos afectuosos. A questão é, se contarmos histórias nos dá tanto, porquê tanta resistência à leitura? Estarão alguns de nós distraídos? Eu espero que todos aqueles que não tenham por hábito ler, comecem-no a fazer porque os limites da minha língua fazem os limites do meu mundo.
O sítio oficial de Rodolfo Castro www.habitantedelcuento.com
Esta terça-feira (25 de Janeiro) o tema é “O simbolismo tradicional nos contos de fadas” e o conferencista é Francisco Vaz. Eu apostaria que se irá falar de princesas e castelos, mas como todas as conferências têm-me surpreendido… já não aposto em nada vou com o espírito de tábua rasa e esperar ser surpreendida!

Sem comentários:

Enviar um comentário