terça-feira, 22 de março de 2011

Pais Confiantes, Filhos Felizes_ Conversas com Pais



Esta sexta-feira (18 de Março) estive numa palestra que intitula-se Conversas com Pais. Têm como objectivo aconselhar e orientar Pais para esta aventura importantíssima de educar um Ser, porque quando eles nascem não vêm com livro de instruções e nós somos os principais arquitectos das suas estruturas.
Dos temas abordados até hoje, destaco um em particular que interessou-me foi “inteligência emocional -  A importância das emoções e da inteligência no desenvolvimento da criança” com a psicóloga Ana Maia é um tema muito interessante e está cada vez mais a ganhar destaque, porque não basta ter um Q.I. elevado é também muito importante sabermos relacionar-nos com os outros. Um dia deste desenvolvo aqui este tema.
Mas a palestra que queria partilhar convosco hoje (um tema também interligado com inteligência emocional) o tema é Pais Confiantes, filhos felizes as oradoras foram as psicólogas Ângela Coelho e Sandra Belo. Elas têm um projecto muito interessante sobre coaching parental e para nos explicar a expressão utilizam como exemplo o treinador Mourinho. Um jogador do Mourinho dizia numa entrevista que o Mourinho não ensina os jogadores a jogar futebol, ensina-os a gerir todo o seu potencial como jogadores, em função da equipa. O coaching parental faz o mesmo, não nos ensina a sermos pais, mas a sabermos gerir tudo o que sabemos (muitas vezes por instinto) da melhor forma, porque pais confiantes gera filhos felizes. Mas não queria acabar este post sem antes deixar algumas pistas de reflexão das oradoras:
- Focarmo-nos na solução e não no problema; não vale a pena reflectirmos no que está errado ou no que correu mal em determinada situação, mas sim no que correu bem no que podemos fazer para que corra ainda melhor.
- Sermos optimistas, sempre.
- Não começar com um Não quero que o meu filho faça isto ou aquilo, mas com um O que eu quero que aconteça… e focarmo-nos nesse propósito, até o conseguirmos.
Podemos não ser os pais que idealizamos, mas temos o poder de tornarmo-nos cada vez melhores e descobrirmos que pais queremos ser, agora neste momento.
O endereço do projecto é http://www.familycoaching.pt/
Aqui fica o vídeo que vimos no fim da apresentação, que emocionou-me e, que aconselho todos os pais a verem e a reflectirem…

Sem comentários:

Enviar um comentário