Reunião familiar Faroleira à volta da fogueira para celebrar o São Martinho – Caminhada da Lanterna, não faltaram as lanternas construídas por todos os faroleiros em família, a fogueira, as castanhas, o chá, as broas, a caminhada, a partilha, os afetos e o bom convívio.
Fotografia da Professora Nancy |
Lanterna da esquerda ilustrada por mim, lanterna da direita ilustrada pela Ema e construídas por nós. |
Faz e sabe bem viver neste FAROL
O São Martinho é uma celebração muito portuguesa conhecida por muitos, mas a caminhada da lanterna é menos conhecida e celebrada em outras culturas, por isso, vou partilhar a simbologia desta festa. A caminhada da lanterna afirma simbolicamente qua a luz pode continuar a brilhar, mesmo quando a luz e o calor do sol estão a diminuir, é uma festa que prepara para a chegada do inverno. O clima fica mais frio, a noite chega mais cedo, tudo favorece uma atitude de recolhimento e interiorização, de uma busca para dentro de nós mesmos, da luz que vive no nosso interior.
A luz e o calor passam a vir das nossas casas e da comunhão de amigos e familiares. A festa das lanternas comemora-se com um passeio pela natureza com as famílias, uma festa em que nos recolhemos na nossa Luz interior.
Sem comentários:
Enviar um comentário