quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Romãzeira

Este ano, para comemorar os 14 anos de alojamento no coração do Hugo, ofereci-lhe uma romãzeira que dá um fruto muito especial: a Romã. Se invertermos a ordem das letras, da palavra ROMÃ, surge a palavra AMOR. A romãzeira é uma verdadeira metáfora do amor. É uma planta que, assim como o amor, necessita de cuidados: de ser regada, adobada, protegida, existe uma permanente fragilidade. O interior da romã é de um vermelho vivo e o seu suco é doce, mas, para o saborearmos temos que ter paciência e degustarmos grão a grão. É um fruto que dá-se aos poucos, lentamente, adaptando-se à maior ou menor fome ou deleite.
“Parece que nunca nada é simplesmente o que é. Há sempre algo mais ou algo diferente no que cada coisa é!” livro Meu avô rei de coisa pouca, editora Trinta por uma linha
A oferta da romãzeira ao Hugo partiu de uma outra história. No 5º Encontro Internacional de Ilustração o escritor João Manuel Ribeiro sugeriu-me a leitura do livro Meu avô rei de coisa pouca, escrito por ele e ilustrado pela Catarina Pinto. O livro fala de amor e de uma romãzeira. Apesar de já o ter lido, várias vezes, acabei por nunca partilhar o quanto adorei lê-lo. Ele fez-me repensar na forma delicada do amor e mais uma vez no outro (como no livro A Casa Grande, também da sua autoria).    
A romãzeira já foi plantada, em frente à nossa futura casa. Iremos cuidar da Romãzeira com muito carinho e esperaremos pacientes pelo seu fruto. As primeiras romãs, que ainda vão demorar pelo menos dois anos a nascer, irão ser partilhadas com pessoas especiais mas uma delas será oferecida ao escritor João Manuel Ribeiro com ternura.

Em frente à nossa romãzeira a ler um ROMÃnce. 

Sem comentários:

Enviar um comentário