Chegou hoje ao fim, o
Ciclo de Encontros sobre Educação |
Abordagens Pedagógicas Inovadoras. Chegou ao fim o primeiro de muitos
(espero… desejo muito). É incrível que depois de ter vivenciado estes encontros
tenha percebido o quanto eles faziam falta e o medo que sinto por saber que
eles podiam não ter acontecido.
Não são abordagens
Pedagógicas Inovadoras disseram muitos, é verdade! No entanto, poucos… pouquíssimos
praticam estas abordagens (quase desconhecidas e, por isso, adjectivadas de inovadoras)
apesar de concordarem e defenderem, apesar de concordarem que a metodologia
actual não está a resultar, apesar de ouvir incessantemente que temos um modelo
educacional do Séc XIX com professores do século XX a dar aulas a alunos do
século XXI, poucos, ainda, muito poucos movem-se para mudar alguma coisa.
Muito obrigada à equipa do Ciclo de Encontros Rafaela Basílio, Carla
Ferreira, Magda Matias, Rita Pinheiro, Daniel Silva, Alexandra Ferreira pelo trabalho,
empenho, entusiasmo, dedicação, amor à causa. Tenho muito orgulho em vocês.
“Visão sem acção, é só um sonho.
Acção sem Visão, é só movimento.
Visão com acção, é transformação.”
“Visão sem acção, é só um sonho.
Acção sem Visão, é só movimento.
Visão com acção, é transformação.”
Alguém sabe qual foi o papel ou aceitação da "Pedagogia Científica" de Maria Montessori na Academia portuguesa? Publicado em Roma, em 1909.
ResponderEliminarhttps://it.wikipedia.org/wiki/Maria_Montessori#1896-1909