Hoje na minha aula de EPÁ! Educação pela Arte levei uma mala cheia de objectos, em fim de
vida há também quem chame de lixo. Espalhei à frente dos meninos, que
imediatamente ficaram ansiosas para explorar as suas formas, texturas, tamanhos.
Um deles agarrou imediatamente num tubo de cola, enquanto os outros ainda
exploravam e descobriam os objectos. (O tubo de cola é o objecto mais difícil para
os meninos descontextualizarem da sua função inicial. Normalmente brincam ao
faz de conta, fazem de conta que estão a colar alguma coisa.) Assim que ele
agarrou no tubo de cola começou a enrolar a ponta do tubo. Enquanto o observava,
pensei que não tinha percebido o exercício proposto. Pouco depois foi ter
comigo, sorriu, e disse: - CARACOL.
Emocionada, respondi-lhe: - CARACOL! Maravilhoso
Caracol!
De referir que este menino pertence ao grupo de
alunos dos mais pequenos, dos 3 anos. Fez uma representação simples e eficaz. E
conseguiu dissociar, instantaneamente, do objecto tubo de cola.
Sem comentários:
Enviar um comentário