quarta-feira, 25 de julho de 2012

Caleidoscópio 11211


Há muito que tenho este livro… e há muito tempo que queria falar sobre ele. Mas queria tanto que as palavras fossem especiais que todos os dias adiei o dia de hoje. É um livro especial. Porque me foi oferecido, também, acrescentando-lhe valor emocional e porque os textos dizem-me tanto! Muito mais do que as palavras que transportam.
Caleidoscópio 11211 é um livro para observar, tactear, ler, reler... degustar em todos os sentidos.

O livro é uma selecção de crónicas já publicadas no “Diário do Alentejo” da escritora Ana Paula Figueira. Excelentes crónicas que deviam e vão perdurar. É imprescindível ler este livro! A apresentação feita nas primeiras páginas do livro pelo director do Diário do Alentejo, Paulo Barriga também é interessantíssima | Poética.

As ilustrações do ilustrador e designer Pedro Emanuel Santos são a cereja no topo do bolo. Ilustram a mensagem como um par imprescindível ao texto. O grafismo|traço atrevo-me a dizer não poderia ser outro. O design também a cargo do Pedro, daquela capa está caleidoscópica! Eu já conhecia a capa por fotos na net mas não fizeram jus à sua beleza, por isso fiquei deslumbrada quando observei e manuseei o livro pela primeira vez.

 “ (…) o contributo das Artes e da Cultura para o desenvolvimento de um povo está muito para além do seu valor económico; (…)”

“(…) Possuir uma licenciatura já não é o factor que faz a diferença(…) , procura juntar-lhe outros critérios de selecção, como sejam “atitude, talento, garra e empenho”.(…)”

 “(…) As suas crónicas no “Diário do Alentejo” são o seu repositório, o seu joeiro de garimpar o mundo. (…)” Paulo Barriga

Sem comentários:

Enviar um comentário