sábado, 12 de novembro de 2011

Museu da Chapelaria, Fábrica FEPSA e Viarco

Ainda aproposito do 4º Encontro Nacional de Ilustração queria dedicar esta publicação exclusivamente às visitas guiadas ao Museu da Chapelaria às Fábricas da FEPSA e Viarco. As três visitas encantaram-me! Eu adoro chapéus e lápis então… tem um encanto irresistível para qualquer riscador.
A fábrica da FEPSA mostrou-nos o processo de fabrico dos chapéus. Pêlo de coelho, pêlo de lebre, pêlo de castor e lã de ovelha. Não vos vou contar o processo até porque uma visita à fábrica é indispensável e a discrição do processo sem desmonstração é inútil. A visita à fábrica da FEPSA foi importantíssima para contextualizar a visita que se seguia.
O Museu da Chapelaria para além da sua história “prática e funcional” de construção de chapéus, neste caso num contexto de património, sente-se no Museu uma enorme carga afectiva e emotiva pelo espaço e, a razão por ter sentido isso, foi porque a fábrica deu lugar a um Museu e congelou histórias de famílias. Sente-se uma atmosfera de memórias, memórias de famílias inteiras que viveram naquele espaço, que um dia foi só deles e agora é de todos nós. Para além da visita ao Museu sugiro que leiam o livro “Unhas Negras” do escritor João da Silva Correia sobre os chapeleiros e terminem a visita a jantar no restaurante do Museu. Nós comprámos um chapéu e, numa agradável conversa com a Directora do Museu, que nos disse que podíamos descrever o chapéu que quiséssemos e encomendar pelo blogue deles, depois o museu envia o orçamento para nossa aprovação e assim adquirimos um chapéu personalizado de grande qualidade.
Museu da Chapelaria S. João da Madeira |Rua Oliveira Júnior, nº501, 3700 S. João da Madeira | tlf 256 201 680 Serviço Educativo 256 201 682 museu.chapelaria@gmail.com http://museudachapelaria.blogspot.com/
A fábrica da Viarco
faz as delícias a qualquer riscador que se preze, o espaço em si não é computorizado como muitas fabricas o são, mas confesso-vos que esta foi uma das características da fábrica que mais me encantou. O José Miguel Vieira dono da Viarco contrasta com o espaço de máquinas antigas “fora de contexto para o séc. XXI” é um homem receptivo a novas ideias, que faz frente a estatísticas e probabilidades… eu diria um sonhador com os pés ligados à terra. Apar com ele e novamente em contraste com a fábrica é o site http://www.viarco.pt/  onde se pode encontrar os seus excelentes produtos. Eu admiro a Viarco por muitos motivos: por ser uma empresa Portuguesa, por ser tão receptiva a novas ideias como por exemplo o Projecto Color Add do designer Miguel Neiva, pela magia do espaço que a torna tão especial, pelos produtos de qualidade que dão-nos a possibilidade de novas experiencias.
P.S. para facebookianos | http://www.facebook.com/ViarcoPortugal
Não tenho mais palavras e fico-me apenas com esta IMPERDIVEL!

Sem comentários:

Enviar um comentário