quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

3ª_Trilogia de Conferências_ Das Histórias Nascem Histórias

Ontem deu-se a última trilogia de Conferências _ Das Histórias Nascem Histórias pertencente ao projecto Fábrica das Histórias. O título desta Conferência foi “ O Simbolismo tradicional nos contos de fadas” o conferencista foi Francisco Vaz da Silva.
Estas conferências começaram sempre com deliciosos textos da nossa escritora Ana Meireles sobre os conferencistas. A verdade é que esses textos são tão deliciosos, que crio sempre uma enorme expectativa sobre os convidados. Penso sempre: “Ena… o que vão eles partilhar comigo?” Apesar de isso, por vezes dificultar a vida aos convidados, porque têm de superar as expectativas criadas… ou por outra até pode ser uma passadeira vermelha. Reparei que todos os conferencistas se deliciavam a ouvir a nossa Ana Meireles, mas ontem o convidado depois de ouvir o texto disse: Depois disto já não há muito por dizer! Mas como ainda nos resta uma horita é melhor dizer mais qualquer coisa.
Foi nos dado 5 versões do Capuchinho Vermelho e a partir deste conto falou-se sobre tradição oral, o seu simbolismo, a sua importância. Como estes contos são mentiras engenhosas para falar verdades. Os contos são géneros simbólicos, esses símbolos puderam ser interpretados de várias maneiras… bem foi incrível descobrir mais uma vez o que um conto transporta, em todos os aspectos!
Se quiserem saber mais informações sobre Francisco Vaz da Silva visitem http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=4635434560399621

Sem comentários:

Enviar um comentário